A influência norte-americana na cultura gastronômica mundial
Os norte-americanos exercem uma grande influência na
cultura mundial, desde o estilo de se vestir ao de comer, afinal são mestres em merchandising.
Os eventos de gastronomia estão mostrando que existem
outras opções - sem ser os engordurados sanduíches -, principalmente, o gosto
por ingredientes regionais, que deixam nossa alimentação muito mais saborosa, inédita
e saudável.
Certa vez em entrevista com o Chef Laurent Suaudeau,
francês radicado no Brasil e que ama nosso país, dizia que a nossa gastronomia
é rica em detalhes, aromas e sabores, o que precisávamos era regionalizar.
Quando se lança qualquer tipo de evento gastronômico no
Brasil, com certeza, a maioria dos ‘restauranters’ (donos de restaurantes) procura
trabalhar com produtos de sua região.
Os americanos utilizam os veículos de comunicação em massa
- rádio, TV, revistas, quadrinhos e cinema - e vendem uma imagem ao mundo, que
são melhores nas artes de comer, comprar, assistir, ouvir - exemplo disso são
as multinacionais que alteram, com os “fast food”, os hábitos alimentares de milhões
de pessoas, principalmente dos jovens.
A valorização de nossa culinária, está, a cada dia
conquistando o gosto dos brasileiros que começam a trocar os “fast food” pelos
pratos montados de nossos Chefs. As apresentações mais simples: arroz, feijão,
bife, ovo, batata e salada, já não são mais tabu nos clássicos restaurantes
brasileiros. Pode pedir, que tem.
Parece utópico, mas a gastronomia brasileira já se destaca
no gosto mundial.
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