Portugal e suas culturas

(Photos by Angelina Figueiredo do Museu de Lã de Papas)

O casal Angelina e Marcelo Figueiredo, que atualmente mora na Guarda, Serra da Estrela, em Portugal, nos envia mais uma dica sobre a cultura portuguesa. Desta vez, eles visitaram o Museu da Tecelagem dos Meios da Guarda, que apresenta informações sobre o cobertor oferecido ao Papa Francisco pela Câmara Municipal da cidade.

O Museu de Tecelagem de Meios é uma antiga fábrica de tecelagem localizada na aldeia dos Meios, na Guarda. Ele abriga um acervo relacionado à tecelagem, composto por teares manuais que, no passado, eram utilizados na produção de mantas e cobertores de papa. “O Museu de Tecelagem dos Meios é um espaço expositivo e pedagógico que vale a pena ser visitado”, diz Angelina.

O Cobertor de Papas é produzido com a lã das ovelhas da Serra da Estrela, que são cuidadosamente tosquiadas na primavera. Em seguida, a lã é lavada, fiada e tecida em teares tradicionais, onde os fios são firmemente entrelaçados, formando uma trama simples, porém robusta.

A mágica acontece no pisão, uma antiga máquina de madeira utilizada no processo de fabricação de tecidos de lã, especialmente na produção do Cobertor de Papas. Mergulhado em água quente, o cobertor é batido por grandes manguais de madeira.

Esse batimento intenso compacta a lã, tornando-a mais espessa, densa e resistente, quase como um feltro. O resultado é um cobertor grosso, quente e durável, ideal para enfrentar o frio rigoroso da Serra da Estrela. Ao final do processo, o cobertor é seco ao sol e cortado no tamanho adequado, ficando pronto para vestir os pastores e protegê-los do frio.

Visitar o interior de Portugal tem sempre uma surpresa à sua espera.

Visita guiada no Museu da Tecelagem.

Pisão, antiga máquina de madeira utilizada no processo de fabricação de tecidos de lã.

Rotary Club presente na maioria dos atrativos de Guarda.

Lãs de Papas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A araraquarense Betinha Sorbo embarcou no navio de Roberto Carlos

Associados do Clube Araraquarense vão as urnas por nova diretoria

Em Araraquara SP: restaurante comemora 10 anos de inspiração na “Bossa Nova” de João Gilberto