Semana Santa termina com muito chocolate
![]() |
A Semana Santa é uma tradição cristã que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, termina no “Domingo de Páscoa”, com muito chocolate.
O chocolate é um símbolo, criado no século XIX, quando confeiteiros franceses começaram a rechear ovos de galinha com chocolate, por representar a alegria da ressurreição de Cristo e o renascimento espiritual. Mas nem todos tinham acesso a essa mercadoria, pois, na época, o chocolate e o ovo de Páscoa eram artigos muito caros. Estamos no século XXI e continua sendo caro.
O chocolate também é um símbolo de afeto e luxo. No século XVIII, a nobreza europeia passou a apreciar o chocolate como um símbolo de status e sofisticação.
A Semana Santa, começa com o Domingo de Ramos, que representa a chegada de Jesus em Jerusalém, na Quinta-feira Santa é celebrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, depois na Sexta-feira Santa, os cristãos lembram a crucificação de Jesus.
A data da Semana Santa é móvel porque a Páscoa depende do calendário lunar, que é no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte. Calcula-se 46 dias, a partir da Quarta-feira de Cinzas, após o carnaval.
Em países como, Espanha e México acontecem procissões que recriam a Paixão de Cristo, com pessoas vestidas como os personagens bíblicos. A Itália, celebra a data com peregrinações na cidade de Roma e no Vaticano.
Na Escócia, brincadeiras com ovos, divertem as crianças. Na Ucrânia, a decoração de ovos, pintados à mão, conhecida como ‘pysanky’, mantém a tradição. Outros países, têm suas celebrações: Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Finlândia, Portugal.
A maior fábrica de chocolates da América Latina, é no Brasil e produz 13 milhões de ovos na Páscoa e, está localizada no bairro da Glória, em Vila Velha, Espírito Santo e pertence ao grupo Nestlé e Garoto.
![]() |
Linha de produção da maior fábrica de ovos de Páscoa da América Latina, em Vila Velha ES. |
![]() |
Curiosidade: Ilha de Páscoa está localizada no meio do Oceano Pacífico, na região da Polinésia, e pertence ao Chile. É a ilha habitada mais remota do mundo. |
Comentários
Postar um comentário