Turismo Indígena valoriza a cultura paulista
![]() |
(Em Avaí SP, Aldeia Indígena Ekeruá) |
As iniciativas de David Terena, que integram identidade cultural, educação e sustentabilidade, fortalecem o turismo local, ampliando o alcance das práticas culturais da aldeia e, assim, gerando oportunidades para os artesãos.
A cidade de Avaí, localizada no interior paulista, a 370 quilômetros da capital, possui uma população de pouco mais de 4,4 mil habitantes. Destes, 15,1% são indígenas, totalizando 677 pessoas, em sua maioria das etnias Terena e Guarani, que vivem na Terra Indígena Araribá, prestes a completar 112 anos em 2025. Há também representantes da etnia Kaingang.
Para aqueles que desejam aprofundar o conhecimento sobre as culturas indígenas, o Museu das Culturas Indígenas (MCI), inaugurado em 2022 no bairro da Água Branca, em São Paulo, é um importante espaço promovido pelo Governo do Estado. Vale a pena agendar uma visita.
Na região turística do Coração Paulista, além de Avaí, destaca-se Lençóis Paulista (SP), conhecida como a 'Cidade do Livro', com atrativos como o Engenho São Luiz, a Vinícola Casagrande e os parques Paradão e do Povo. Já em Bauru, o Jardim Botânico se sobressai como uma joia ambiental com reconhecimento internacional."
![]() |
Jardim Botânico de Bauru SP. |
![]() |
Lençóis Paulista SP, conhecida como a 'Cidade do Livro'. |
Museu das Culturas Indígenas (MCI)
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (quintas
até 20h)
Telefone: 11 3873 1541
Comentários
Postar um comentário