Equipe Cultura FM que entrou para a história do rádio brasileiro

(No segundo encontro em Jundiaí SP (2025): Chico de Assis, Júlio César, Luís Veloso,
Antonio Carlos Rodrigues dos Santos, Valdir Caê, Wilson Chips e Mário Maghou.)

Em fevereiro de 1984, a Rádio Cultura FM de Araraquara, inaugurada, com som estéreo, em 5 de agosto de 1976, entrou ao vivo pela primeira vez com uma equipe liderada por Antônio Carlos Rodrigues dos Santos, o Toninho, diretor artístico. Faziam parte desse time: Francisco de Assis, produtor e técnico de gravação; Mário Rodrigues, o Maghou, programador musical; e os locutores Júlio César, Luís Veloso, Wilson Guimarães, o Chips e Valdir Cain, o Caê. Antes, a programação era gravada por Marcelo Zamarian, Marcos Perissinotto, Marly Nogueira, Milton Rabelo e Waldir Amaral.

Esses pioneiros da comunicação de 1984 decidiram se reunir anualmente para relembrar o auge da Cultura FM. O primeiro encontro ocorreu em 3 de fevereiro de 2023, em Campinas, no Estância de Oliveira, restaurante especializado em gastronomia portuguesa. O segundo aconteceu neste ano (2025), no dia 10 de maio, em Jundiaí, no restaurante Fazenda, que oferece um cardápio de excelência. Para 2026, Araraquara foi escolhida para o terceiro encontro.

Esses almoços estão se tornando históricos, pois, a cada garfada, vem à mente algo novo daquela época - conversas de corredores, erros do ao vivo e ideias de programação que mantinham a Cultura FM como líder de audiência.

A Rádio Cultura de Araraquara iniciou suas transmissões em 1932 e pertencia à família Lupo. Foi pioneira no interior do Estado de São Paulo, o que a destaca na história do rádio brasileiro.

Acredito que esses amigos da comunicação acrescentam, a cada encontro, novas histórias que serão lembradas por todos nós.

Até 2026, em Araraquara!!!

Equipe da Cultura FM da década de 1984, reunida em Campinas SP, em 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A araraquarense Betinha Sorbo embarcou no navio de Roberto Carlos

Associados do Clube Araraquarense vão as urnas por nova diretoria

Em Araraquara SP: restaurante comemora 10 anos de inspiração na “Bossa Nova” de João Gilberto