Araraquara é reconhecida por sua excelência nos setores de panificação e confeitaria
Recentemente, como ocorre todos os anos, o SIPCAr reuniu empresários da panificação e confeitaria, juntamente com seus fornecedores, fortalecendo ainda mais os laços e as oportunidades de negócios.
O setor de panificação no Brasil tem apresentado crescimento robusto, com o registro de cerca de 240 novas padarias por dia em 2025. Em 2024, o faturamento do setor foi de R$ 153,3 bilhões, representando uma alta de 10,9% em relação ao ano anterior. Segundo o SEBRAE, os Microempreendedores Individuais (MEIs) lideram a abertura desses novos negócios.
Não apenas em Araraquara, mas em todo o país, a panificação e a confeitaria estão em constante evolução, acompanhando as mudanças de comportamento dos consumidores e as inovações do setor alimentício. Neste ano, algumas tendências se destacaram, desde a valorização das técnicas tradicionais até o uso de inteligência artificial para a personalização de receitas. A diversificação de ingredientes também foi uma das principais apostas.
Com o aprofundamento técnico desses profissionais — que antes se intitulavam padeiros (e muitos ainda fazem questão de manter esse título) — hoje são reconhecidos como "Chefs de Panificação", utilizando técnicas mais elaboradas. Da mesma forma, o "Chef Confeiteiro" se dedica à criação de sobremesas finas e sofisticadas.
A valorização e a especialização da panificação atualmente vão muito além da produção do pão básico, refletindo um setor cada vez mais inovador, técnico e alinhado às exigências do mercado moderno.


Comentários
Postar um comentário