Alfajores: patrimônio da gastronomia portenha

(O alfajor é um doce típico latino-americano, feito com duas camadas de massa macia recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate ou açúcar.)

O alfajor tem origem árabe, mas ganhou notoriedade na Andaluzia, Espanha, por volta do século VIII. Posteriormente, foi levado à América Latina pelos colonizadores espanhóis. Ao atravessar o Atlântico, a receita passou por transformações significativas, incorporando novos ingredientes e texturas. Foi, porém, na Argentina que o alfajor assumiu sua forma moderna: um biscoito recheado com doce de leite, que se consolidou como verdadeiro símbolo nacional.

Os melhores alfajores são produzidos principalmente na Argentina, país que domina os rankings mundiais, com marcas artesanais de destaque em diferentes regiões, como na província de Buenos Aires (San Antonio de Areco, Ciudadela e Monte Grande), além de Mendoza, Santa Fé e Mar del Plata.

Na província de Buenos Aires, na Argentina, os alfajores são amplamente reconhecidos graças às inúmeras confeitarias e fábricas que passaram a produzir essa guloseima. Com o passar do tempo, eles se tornaram parte da identidade cultural dos argentinos e um dos presentes mais procurados pelos turistas, que costumam incluí-los na lista de itens para levar para casa após a visita.

O alfajor Havanna, o mais popular da Argentina, tem sua principal fábrica em Mar del Plata. Exportado para diversas partes do mundo, o Havanna popularizou seu formato e sua embalagem por todo o território argentino, tornando o alfajor “marplatense” um dos mais reconhecidos e apreciados.

A massa, que combina farinha, amido de milho, cacau, fermento, manteiga, açúcar, mel, ovos e, frequentemente, licor de laranja, é batida até ficar cremosa. O recheio, feito com doce de leite espesso, é colocado entre dois discos de biscoito, formando um sanduíche.

Após a montagem, os alfajores são mergulhados em chocolate derretido (amargo ou meio amargo), o que lhes confere uma aparência mais sofisticada e maior durabilidade. Há também versões mais simples, apenas polvilhadas com açúcar.

Em Mar del Plata e em toda a Argentina, esses biscoitos são vendidos em confeitarias, cafés e como lembrancinhas típicas.

Os alfajores são mergulhados em chocolate derretido, seja amargo ou meio amargo.


Os alfajores artesanais se destacam em diferentes regiões, como na província de Buenos Aires.


O recheio do alfajor é preparado com doce de leite espesso e colocado entre duas camadas de biscoito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A araraquarense Betinha Sorbo embarcou no navio de Roberto Carlos

Associados do Clube Araraquarense vão as urnas por nova diretoria

Inaugurado em Araraquara o Núcleo de Cultura Rumo